Entenda como o Fator R pode ajudar você a pagar menos impostos
O Fator R é o cálculo mensal utilizado para determinar se uma empresa será tributada com base nas alíquotas do Anexos III ou V do Simples Nacional.
Criado em 2018, o Fator R é feito através da razão entre a folha de pagamento e o faturamento bruto dos últimos 12 meses. Dependendo desse resultado, a empresa poderá pagar menos impostos.
As atividades com finalidade de prestação de serviços estão elegíveis ao cálculo do Fator R. Várias dessas atividades estão no Anexo V, que possui alíquotas a partir de 15,5%. No entanto, dependendo do resultado do Fator R, uma empresa pode entrar no regime tributário do Anexo III, cuja alíquota começa em 6%.
Para realizar essa conta, é preciso ter em mãos a folha de pagamento (salários, pró-labore, FGTS) e a receita bruta, ambos a partir dos últimos 12 meses apurados.
Se o resultado da razão entre pagamentos e rendimento bruto for igual ou superior a 28% (0,28), a tributação da empresa se enquadra no Anexo III (6,00%). Entretanto, caso o valor seja inferior, a empresa permanece no Anexo V (15,50).
O Fator R foi criado como uma medida de incentivo à contratação de funcionários. De acordo com a lógica do cálculo, quanto maior o gasto da folha de pagamento, menor será a carga tributária das empresas.
O conhecimento do Fator R é essencial para micro e pequenas empresas evitarem perdas e prejuízos. A ajuda de um especialista é indicada para evitar erros nos cálculos. Consulte nossa equipe!
WhatsApp: (15) 3205-2658
Confira também: